ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

POSSÍVEL NOVA TERAPÊUTICA PARA A DEPRESSÃO - «Combater e tratar a depressão imitando os efeitos da Cafeína»

2015-07-23 19:55:43 Jornal o Público

A notícia do Jornal Público, de 09/06/2015, de autoria de Ana Gerschenfeld, relata que o cientista português Rodrigo Cunha, e a sua equipa, da Universidade de Coimbra, descobriram um mecanismo molecular que poderá explicar por que é que o stress crónico provoca uma deterioração do humor e os seus resultados confirmam o «efeito protector da cafeína sobre o estado mental»

A notícia ainda relata que esta «descoberta... abre o caminho a futuros tratamentos de sintomas psiquiátricos induzidos pelo stress crónico, um dos principais "gatilhos" da depressão e das perturbações do humor.».

Este estudo indica que a «A2A para a adenosina é o provável mecanismo de acção da cafeína na prevenção da deterioração do humor resultante da exposição ao stress crónico.»

Ainda é referido que há um fármaco que atua como «bloqueadores de receptores A2A para a adenosina e que poderá "representar uma nova oportunidade terapêutica.” para a depressão.

Consulte o artigo científico da revista Proceedings of the National Academy of Sciences(PNAS).

 

 



Comentários